A dica de hoje vai para o Rio de Janeiro. Rio das Ostras é um município da região dos lagos e fica no litoral norte do estado, com acesso pela Ponte Rio-Niterói, BR 116 e Via Lagos. Aqui, atenção, o pedágio aos finais de semana é bem mais caro, R$ 18,80, sendo que durante a semana é R$ 11,30. Rodovia boa e bem sinalizada, ela te leva também a Cabo Frio, Búzios, Araruama… Mas são cidades que falaremos em outra coluna.

Rio das Ostras era uma cidade pequena, de pescadores, mas o petróleo trouxe uma explosão demográfica descontrolada, por outro lado trouxe uma economia mais forte e uma boa opção de hospedagem.
Claro que o principal em Rio das Ostras é praia, e a mais badalada é a praia Costa Azul, e não é só no nome! Uma água de tom azulado dá ao local um aspecto de Caribe. É linda. Ali estão os quiosques, mesas e cadeiras na praia, muitas pedras para curtir um sol. Se você for em um domingo, a chance é grande de ter alguma bateria de escola de samba animando a manhã. No canto da praia existe um shopping com várias lojas de produtos da região, banheiros, restaurantes, banco, enfim tudo que você pode precisar está ali na mão.
A praça da Baleia é o local de diversão da garotada. Bem arborizada, calçamento bom, bancos e a estátua de uma enorme baleia com um mergulhador. Ótima para fotos de recordação. Ao lado da praça da Baleia tem o mirante, que vale subir e tirar mais fotos. A vista é fantástica. Saindo do mirante, por uma pequena trilha lateral, sem dificuldades, você alcança a Praia Virgem. Pequena, charmosa e tranquila.
Se você busca momentos de inspiração, sem agito, a Praia Mar do Norte é a opção. Pouca gente, quase deserta, e uma maravilha de mar estão à sua espera. Quase nenhuma residência por perto, é sossego garantido.
Outra opção de passeio é a Lagoa Coca Cola, como é conhecida e tem nome oficial de Iriry: Coca Cola em razão da cor da água, que é bem escura. Não por poluição, mas pela decomposição das folhas que caem nela. A lagoa está situada em um parque público com boa estrutura, brinquedos, quiosques, um circuito que você pode fazer a pé em meio a vegetação nativa e um mirante construído em madeira que dá uma visão ampla do local. Ali você curte praia e lagoa juntas. Muito bom. Na praia próxima à lagoa tem um píer que avança 140 metros mar adentro. Para pescadores é ótimo, e para admirar o mar aberto também.
A região dos lagos é muito bonita, famosa, de fácil acesso, e uma excelente opção para quem curte um mar com cara de Caribe!

Dica: Erika Rodrigues e  Marcos Leandro