Dicas Uteis

Como utilizar corretamente a sua sauna

  1. Comece com um bom banho de chuveiro, esfregue todo seu corpo de preferência com bucha natural.
  2. Quando a temperatura interna do recinto estiver ideal (Vapor 45QC – Seca 60QC), entre no ambiente levando consigo uma toalha ou assento próprio para cobrir a bancada. É muito mais higiênico.
  3. A temperatura o banho de vapor varia entre 40ºC e 45ºC e é mais recomendada para o verão, já na sauna seca, recomendada para o inverno, a variação ideal é de 50ºC a 60ºC.
  4. Procure relaxar no interior da sauna, sinta a transpiração fluir e de vez em quando respire fundo, principalmente no vapor, é ótimo para as vias respiratórias.
  5. Não existe um limite de tempo de permanência mínima ou máxima para a sauna, afinal cada indivíduo possui um organismo próprio, por isso o seu limite é você quem vai determinar. Quando o calor já estiver incomodando-o é hora de refrescar-se. Na sauna a vapor você pode, sem deixar o ambiente, derrubar um balde d’água fria sobre a cabeça. Na sauna seca, devido à madeira, não se deve inundar o ambiente, por isso tome uma ducha fora da sauna. Você pode também mergulhar numa piscina, rio ou lago, ou ainda, resfriar-se naturalmente relaxando fora do recinto, até mesmo ao relento.
  6. Na sauna a vapor a aromatização do ambiente pode ser feita diretamente no vapor, para isto, basta o acoplamento de dosadores de essência ou a adição de folhas. Já na sauna seca, isto deve ser feito na hora de adicionar água nas pedras, misturando sua essência preferida nessa água ou colocando sobre as pedras os ramos de sua preferência. Os fornos de sauna seca devem ter um depósito de pedras (essas pedras são especiais, consulte seu revendedor), onde serão aquecidas e estabilizarão o calor. Adiciona-se água sobre as pedras, afim de manter a umidade relativa do ambiente, evitando-se assim o ressecamento da mucosa e das vias respiratórias.
  7. Quando estiver na sauna, se quiser, fustigue suavemente todo o seu corpo com um ramalhete de folhas de pimenteira (não confundir com folhas de pimenta) ou bétula, embebido em água fria (use balde de madeira para molhar os ramos), é ótimo para ativar a circulação sangüínea.
  8. É muito saudável e relaxante alternar várias vezes o banho frio com o banho de sauna, e você pode fazer quantas vezes quiser.
  9. Os degraus da sauna vão dar à você a opção de escolha de temperatura. Quanto mais alto, mais quente.
  10. Os respiros da sauna seca têm a finalidade de ventilar o forno, oxigenar e distribuir o calor no ambiente. O respiro inferior, próximo ao forno, deve permanecer sempre aberto. Já o respiro superior você pode fechar se preferir, porém, a cada 10 minutos ele deve ser aberto por alguns instantes para troca de oxigênio.
  11. Depois de banhar-se na sauna você precisará de um bom refresco, água, chá gelado, suco de frutas, vinho branco ou até mesmo uma cerveja, mas nada em excesso. Se quiser comer algo, prefira saladas ou comidas leves.
  12. Banhe-se usando sabonete natural e cubra-se com um tecido leve e também natural (algodão, linho, juta). Sente-se confortavelmente e relaxe tomando sua bebida, lendo ou ouvindo música.
    Vista-se após sua temperatura corporal ter voltado ao normal. Não esqueça que seus órgãos internos também passaram pelo processo, e seu resfriamento é mais lento, daí a razão desse repouso.
  13. Evite comer ou ingerir bebidas alcoólicas antes de seu banho de sauna.
  14. Pessoas com problema cardíacos ou de pressão, devem consultar o seu médico para que ele oriente seus limites na sauna.
  15. Mantenha a sauna sempre limpa e ventilada.
  16. Use sua sauna não apenas como uma fonte de energia física, aprenda a usufruir o máximo dela. É um ótimo local para reuniões de negócios, com amigos e, claro, com a sua família. Pelo menos uma ou duas vezes por semana reuna-se com sua família na sauna, isso vai uni-los e reaproximá-los ainda mais, e de uma forma muito saudável.

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