Tratamento químico para piscinas

Tratamento químico para piscinas

Uma piscina requer cuidados, assim como qualquer bem que possuímos. E para uma piscina, existem dois tipos de cuidados; o tratamento físico e o tratamento químico. Neste artigo falaremos um pouco sobre um destes cuidados, o tratamento químico para uma piscina.

DICAS DE PISCINAS INCRÍVEIS E OS MÓVEIS PARA TURBINAR O DECK

O tratamento químico para piscina se trata da aplicação de produtos químicos para o controle dos parâmetros físico-químicos da água da piscina.

Precisamos lembrar que, ao começar o tratamento químico para piscina, é importante a utilização de luvas, máscaras e óculos de proteção.

Dentre os procedimentos utilizados para o tratamento químico para piscina, os principais são:

Controle do PH

Se o PH da água estiver menor que 7.0, pode causar irritações nos olhos, pele e mucosas. Sem contar que os equipamentos da piscina também podem ser danificados devido ao processo de corrosão da água.

PISCINA – UM SONHO DE CONSUMO!

Se o PH da água estiver muito acima do ideal (7.2 e 7.6), pode causar irritações nos olhos, pele e mucosas. A água se torna turva e o pode acontecer a formação de calcário nas tubulações e equipamentos.

O ideal é que sua medição seja feita diariamente e que a correção seja feita sempre que necessário.

Controle da Alcalinidade

Se a alcalinidade da água estiver baixa, a água tende a ficar turva, tonalidade verde, opaca, sem brilho e também corrosiva.

Se a alcalinidade da água estiver alta, a água tende a ficar turva, opaca, sem brilho e também forma incrustações nas tubulações dos equipamentos da piscina.

PARA QUE SERVE O SKIMMER DA PISCINA?

O ideal é que sua medição seja feita semanalmente e que a correção seja feita sempre que necessário, no mínimo uma vez por mês.

Controle de Cloro

O nível ideal de cloro para a piscina é entre 1.0 a 3.0 ppm (o que indica que a água é potável). O ideal é sempre termos uma concentração mais baixa possível de cloro, pois se usado de forma inadequada, este tipo de produto pode transformar a água de sua piscina nociva à saúde.

O cloro livre é aquela quantidade de cloro que está na piscina à espera de alguma impureza para oxidar. A quantidade de cloro livre em piscinas deve estar sempre em torno de 1,5 ppm.

O cloro combinado é aquele que já foi ou está sendo consumido na desinfecção da piscina. Muitas vezes, quando a piscina está infestada por cloro combinado é possível perceber o cheiro forte de cloro na água.

O cloro total é a quantidade de cloro livre somada à quantidade de cloro combinado.

Todos eles são processos que determinam se a água está ácida, neutra ou alcalina (básica). A medição é realizada através de um estojo de teste com medidores e instruções de como a correção deve ser feita, de acordo com o resultado da medição.

Mas no Brasil é bastante difícil encontrar estojos que medem o cloro livre e o cloro combinado. Por isso, para medir o cloro livre, podemos utilizar a fita teste, que é facilmente encontrada em qualquer loja de piscinas.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos relacionados à piscinas? Entre em contato com a Piscinas Planalto RJ e peça já seu orçamento.

, ,
One comment on “Tratamento químico para piscinas
  1. Pingback: Piscinas naturais mais lindas do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *