Piscinas valorizam áreas externas com charme e elegância!

A piscina sempre foi item de desejo para quem sonha em ter uma casa. No entanto, para que ela seja realmente aproveitada e se torne a protagonista absoluta do projeto, é importante ter alguns cuidados especiais. Segundo a arquiteta e designer de ambientes Gislene Lopes, uma iluminação adequada e bem focada faz toda a diferença na estética da piscina. “Ela valoriza o formato da piscina e do jardim em volta, realçando todo o ambiente. Também dá destaque ao revestimento, principalmente à noite, proporcionando um charme inigualável”, avalia.

Piscinas agregam valor e beleza ao imóvel (Foto: Divulgação)

O formato da piscina é outro fator crucial. “Ele é definido de acordo com a arquitetura, com o terreno, com o posicionamento e o visual da piscina. Tem terreno que não dá opção de projetar a piscina na frente da casa, pois ele é muito íngreme. Ou, então, não possibilita fazer a piscina no fundo, pois se você joga a casa pra frente, vai ficar muito feio e uma construção muito cara. Vai ter mais dificuldades com o acesso da residência, precisa fazer mais escadas, por exemplo. A piscina vai pegar menos sol”, explica.


Formato também pode trazer mais charme (Foto: Divulgação)

Em se tratando de tendências, um dos modelos mais requisitados de piscina tem sido as de borda infinita. Um formato extremamente charmoso e que cria uma ilusão de ótica de estilo hollywoodiano. “O próprio espelho d’água cria uma lâmina onde não se vê uma estrutura rompendo a linha do horizonte. Cria um efeito de mar e tem sido muito solicitado atualmente. Neste modelo, você tira a parte de alvenaria e a estrutura começa a diluir, deixando a piscina mais fluida e com uma vista maravilhosa. A água melhora a aridez do espaço e deixa o local mais arejado”, diz.

As cores também estão em voga. Hoje em dia, o azul já não é mais regra. “Ter criatividade é o que dá o tom atualmente. O diferencial é ter uma piscina com cor, diferente do óbvio. Temos piscinas verde, preta, com pastilha e pedras. Uma mescla de pastilhas de várias cores também é importante”, revela a arquiteta.

Outro aliado na inovação das piscinas é o uso do vidro. Com ele, é possível criar um efeito “aquário” que a deixa com um estilo mais futurista. “A utilização de vidros, como o laminado, de alta performance, possibilita que você veja a pessoa dentro da piscina. Ele muda a interação dela com o próprio espaço e cria um elemento surpresa. Com o uso da tecnologia é possível usar materiais que ajudam na plástica da piscina. Essas interações deixam a piscina mais elegante e criam uma nova proposta de seu uso em casa”, encerra.


Criatividade e contato com a natureza no projeto de Wagner Paiva (Foto: Divulgação)

 

Nesta casa em Salvador, o arquiteto Wagner Paiva explorou o contato com a natureza. A borda infinita cria um clima de conexão com a paisagem e um refúgio multiuso. O desenho moderno conta com toda a sofisticação da prainha em dois níveis de altura.


Projeto de Debora Aguiar preenche toda a área externa (Foto: Divulgação)

 

No projeto da arquiteta Debora Aguiar em São Paulo tem uma piscina que preenche toda a área externa e é acompanhada por uma obra de arte colocada na área da prainha. A piscina é toda revestida com uma pedra em tom de cinza, a borda e os painéis criam um jogo de luz, sombra e profundidade com a iluminação.


Gabriella Ramalho traz prainha e revestimento na cor preta (Foto: Divulgação)

 

Grande estrela da casa projetada pela designer Gabriella Ramalho, em Búzios, a piscina é o principal cenário de muitos encontros, festa e badalação. Com 14 metros de extensão, conta com prainha para os que querem se expor ao sol mas sem perder a frescor da água. Ainda conta com um original e elegante revestimento na cor preta.

Borda infinita soma o cenário local e amplia a sensação de liberdade (Foto: Divulgação)

Nesta casa, em Vitória (ES) a borda infinita soma-se à visão privilegiada para o mar. O centro do ambiente assinado pelos arquitetos Daniela Avancini e Henrique Gasparini faz a ligação entre a casa, a área gourmet, o deck e a área do jardim. Tudo gira em torno, com revestimento em porcelana.

O projeto da arquiteta Andressa Dangui, em Itapema, no Rio Grande do Sul, conta com uma das faces em vidro. Para que a transparência criasse uma leveza possibilitasse a visão cristalina da água, valorizando o revestimento de design exclusivo. Já o espelho d’água pode ser utilizado como piscina infantil, com material antiderrapante que também está presente na área externa da piscina.

Mais do que simplesmente tirar um projeto do papel, é essencial saber integrá-lo ao que existe ao seu redor – algo que há de sobra nessa casa na praia com arquitetura de interiores do escritório Karina Korn Arquitetura. Localizada no litoral sul, a residência, de 1.138m² é cercada por uma vista tirar o fôlego para o mar e, principalmente, a mata atlântica, característica da região.

Integração com a natureza e espaço para relaxamento com borda infinita (Foto: Divulgação)

De forma a valorizar esse cenário e manter a motriz praiana do ambiente, Karina revestiu a piscina com borda infinita de pastilhas azuis com referência ao céu e mar à frente. Seu comprimento estende-se ao horizonte, sem fronteiras visíveis – da cor do céu, se torna quase uma parte da paisagem. O ambiente é a principal área de lazer de uma família paulistana, que procurava justamente essa conexão com a natureza ao lado de amigos e parentes.

 

Via: revistasim

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *