Selecionamos sete projetos apresentados no Anuário Haus 2017 que deram destaque às piscinas. Sonho de consumo de muitas famílias, a área externa com piscina é o ambiente ideal para momentos de lazer e descanso, além de agregar valor à propriedade. Seguindo o mesmo conceito do restante da residência, o uso correto de revestimentos, iluminação e móveis é capaz de deixar o espaço ainda mais agradável e sofisticado.

1- O arquiteto Jorge Elmor pensou a piscina, o jardim e os diversos terraços adjacentes para terem múltiplos usos e ocupações para diversas atividades. A piscina térmica coberta recebeu revestimento em pedra hijau da Palimanan, e foi projetada para que os moradores desfrutem e redescubram os antigos benefícios das termas e da sauna. As combinações de luz e sombra, espaços abertos e fechados e elementos lineares criam uma experiência singular. Amplas portas de correr de vidro dão grande flexibilidade de uso ao espaço, utilizado em todas as estações do ano.

área com piscinaFoto: Fernando Zequinão

2- Na cobertura, que foi projetada por Yara Mendes para um jovem casal que gosta de receber amigos, a área externa do apartamento ganhou uma jacuzzi e um lounge com almofadas coloridas, bar, mesas com cobertura e bancada alta.

cobertura com jacuzziFoto: Fernando Zequinão

3- A área externa do projeto de Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão, incluindo a piscina, segue o conceito do projeto arquitetônico baseado na integração dos espaços. O revestimento de parede e piso da área externa foram feitos em mármore travertino romano bruto, o mesmo utilizado nas áreas sociais internas. O ponto alto é a piscina, que é suspensa e foi revestida com pastilhas na cor aruba, azul turqueza. A cor também foi utilizada em outros pontos da decoração do projeto. Destaque também para a iluminação da casa, que é indireta, traz arandelas e focos direcionados para a vegetação.

área externa com piscinaFoto: Eduardo Macarios

4- Com estilo contemporâneo e toques clássicos, o projeto feito por Eliza Schuchovski traz a predominância de linhas retas e cores neutras. A piscina foi projetada juntamente com a arquitetura, criando uma grande área bem ensolarada na face norte da casa. Alinhada à parede de bromélias, possui uma área mais rasa para lava-pés e outra mais profunda para o mergulho. O revestimento foi feito com a pastilha hijau da Palimanan. O projeto de paisagismo também foi integrado à piscina e ao mobiliário externo.

área externa com piscinaFoto: Marcelo Stammer

5- Renata Fraidg e Nadya Badotti imprimiram um estilo contemporâneo e atemporal às áreas comuns do Edifício New City, em Curitiba. O espaço possui piscina aquecida e cadeiras de sol, e foi pensado para promover a integração entre os moradores. A decoração do ambiente foi feita com base em cartelas de cores quentes e amadeiradas, promovendo o relaxamento e o conforto.

piscina e deckFoto: Fernando Zequinão

6- A residência de 450 m² em estilo neoclássico com toques contemporâneos tem destaque para a área de lazer. Assinada pela arquiteta Andrea Barbon, a piscina foi produzida em concreto armado modulado em placas de polipropileno. O deck foi construído com pedras cimentícias que imitam madeira natural.

piscina e espaço gourmetFoto: Fernando Zequinão

7- Sumara Bottazzari assina o projeto dessa residência de 2.700 m² localizada em um dos mais elegantes condomínios de Curitiba. Um grande pergolado une o corpo principal da casa à área de lazer, que traz ampla churrasqueira e lounge externo onde estão localizados o jardim e a piscina.

casa com piscina

Foto: Fernando Zequinão

Via: gazetadopovo